quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Definições e Conceitos

Denomina-se design qualquer processo técnico e criativo relacionado à configuração, concepção, elaboração e especificação de um artefato. Esse processo normalmente é orientado por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema.
(fonte: wikipedia)

O termo design vem do ingles, tendo como base o latim designaire, De e Signum (marca, sinal) significando desenvolver, conceber. A expressão design surgiu no séc. XVIII , na Inglaterra, como tradução do termo italiano disegno , mas somente com o progresso da produção industrial e com a criação das Schools of Design, é que esta expressão passou a caracterizar uma actividade específica no processo de desenvolvimento de produtos.


O que é o Design?
Entende-se por design a melhoria dos aspectos funcionais, ergonómicos e visuais dos produtos, de modo a atender às necessidades do consumidor, melhorando o conforto, a segurança e a satisfação dos usuários. O design é uma ferramenta que permite adicionar valor aos produtos industrializados, levando a conquistas de novos mercados.

Podemos entender o design como uma actividade especializada de carácter técnico-científico, criativo e artístico, com vistas à concepção e desenvolvimento de projectos de objectos e mensagens visuais que equacionem sistematicamente dados ergonómicos, tecnológicos, económicos, sociais, culturais e estéticos, que atendam às necessidades humanas.

Design gráfico é o processo de unir textos e imagens com o objectivo de transmitir ideias e informações. É um campo de actuação variado e criativo onde é possível desenvolver diversas actividades, da ilustração à identidade visual, da animação à procura multimídia.

Design é projecto. É conceituação e análise de alternativas a partir da co-relação de dados técnicos, inspirações, referências históricas, temperadas com muita criatividade e poder de invenção. O design potencializa o produto, optimiza a produção, melhora a comunicação, criando a empatia com o público-alvo. Isso não é romantismo, é a essência do que fazemos.
Diante da pulverização generalizada, a imagem corporativa busca conteúdo e nasce o "branding" ou "total branding", que já era um termo usado na publicidade e no marketing.
O designer deverá ter cada vez mais bagagem cultural para propor soluções inovadoras, além de saber usar as ferramentas tecnológicas, artísticas e culturais esse profissional precisa ser curioso, versátil, ágil, bem formado e informado.


Segundo o dicionário, design significa:
1. Concepção de um projecto ou modelo; planeamento
2. O produto desse planeamento
3. Desenho industrial
4. Desenho de produto
5. Programação visual

O Design é todo um processo de ideias, de planeamento, de construção e de finalização, em que o produto final desse processo tem todas as qualificações necessárias para se manter e ter boa aceitação no mercado.


Criatividade
É a capacidade da inteligência para produzir objectos ou ideias próprias, reconhecíveis pelos outros. Maior criatividade significa maior qualidade e mais originalidade. Um indivíduo criativo é aquele de que se podem esperar criações, aquele que por exemplo, consegue propor uma solução, ou que consegue associar duas ideias para gerar uma nova, ou que tem a capacidade de improvisar com uma ferramenta para a qual, tem treino para adequar-se a uma determinada ocasião, ou que antevê projectos.

Sem comentários: